Back to Top

 

AIRLITE

 

 

Já imaginou uma tinta que elimina a poluição, bactérias e vírus (inclusive Covid-19) do ar? Essa tecnologia existe e se chama Airlite. E o melhor… já está sendo vendida no Brasil!

 

Voltada para o desenvolvimento sustentável, ESG, saúde e bem-estar, a tinta pode ser utilizada tanto em obras públicas quanto em ambientes fechados. Juntamente com nossa sócia, Carol Paiffer (Shark Tank Brasil), fechamos um contrato para sermos o distribuidor exclusivo da Airlite no nosso país.

 

 

A tecnologia é patenteada e foi desenvolvida por cientistas da universidade italiana, La Sapienza, usando o mesmo princípio físico presente na natureza para limpar o ar, tornando possível transformar qualquer parede em um purificador. Airlite utiliza o mecanismo de semicondutor semelhante ao que é usado em painéis fotovoltaicos, gerando cargas elétricas na superfície da parede. Essas cargas se combinam com o vapor de água e o oxigênio do ar para gerar íons negativos que neutralizam os poluentes quando entram em contato com a superfície que foi pintada com a tinta.

 

Uma reportagem exibida no Jornal Hoje (veja AQUI), da Rede Globo, mostra que o que parece ser uma simples tinta, na verdade, é um instrumento eficaz contra a poluição. Feita a base de cimento e de um princípio ativo fotocatalítico, a tinta é capaz de “engolir” a poluição do ar e reduzi-la pela metade. 

 

 

Os testes feitos em laboratório mostram os gases de escapamento entrando numa caixa de acrílico que reproduz um prédio pintado com a tinta antipoluição. Assim que a luz é acesa, ativa as substâncias presentes na tinta, como o dióxido de titânio, reduzindo imediatamente os níveis dos poluentes, em mais de 50%. Quando a luz é apagada, os níveis voltam aos valores iniciais.

 

O mesmo acontece com a pintura e as partículas contaminadas. A combinação da luz natural com o produto cria oxidantes radicais que interagem com esses poluentes do ar e os transformam em moléculas de sal. A tecnologia funciona também com a luz artificial.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Caito Maia (@caitomaiaoficial)

 

Conforme explicado na matéria produzida pela jornalista Ilze Scamparini, o túnel Umberto I, em Roma, possui um tráfego intenso de automóveis e foi inteiramente pintado com Airlite. Três semanas antes da pintura do túnel, foi feita uma pesquisa sobre os níveis da sujeira do ar lá dentro. Após a conclusão da pintura, um novo teste revelou um corte de 51% dos gases poluentes.

 

Os estudos indicam que uma parede de 100 m² pintada com a tinta antipoluição possui o mesmo efeito de 100m² de árvores plantadas. Dentro de casa, a tinta pode “comer” bactérias, vírus (inclusive Covid-19) e fontes de mal cheiro em até 90%.

Outra solução incrível do mix de produtos Airlite é o “Clear Coat”. Trata-se de uma tinta transparente, semelhante a um verniz, que pode ser aplicada em superfícies de vidro, metal e, também, sobre tintas convencionais.

 

A Airlite possui mais de 25 certificações e indicadores internacionais, incluindo Cradle to Cradle Gold, Leed, Well, Breeam, Friendly Materials, Green Seal, EPD,  entre outros.

 

Para saber mais ou adquirir o produto, entre em contato com a gente através do e-mail hello@dionisioarte.com.br

 

 

 

error: Content is protected !!